Rebelde (telenovela brasileira)
Rebelde
|
|
Informação geral
|
|
Formato
|
|
Duração
|
Aprox.
43 minutos
|
Criador(es)
|
|
País de
origem
|
|
Idioma
original
|
|
Produção
|
|
Dire(c)tor(es)
|
|
Elenco
|
|
2012
|
|
21 de março de 2011[2] - 12 de outubro de 2012[3]
|
|
2
|
|
410 no
total
(256, 1ª temporada)[4] (154, 2ª temporada) |
|
Rebelde foi uma telenovela brasileira exibida pela Rede Record de 21 de
março de 2011 a 12 de outubro de 2012.
A novela teve 410 capítulos, 30 a menos que a versão mexicana, que teve 440
capítulos. Produzida pela Record e pela empresa mexicana
Televisa, escrita por Margareth Boury e dirigida por Ivan Zettel, é inspirada na telenovela mexicana homônima escrita por Pedro Damián, que, por sua vez, havia sido
inspirada na telenovela argentina Rebelde Way,
criada por Cris Morena. É uma obra
representativa na história da teledramaturgia da
Record por, além de ser a segunda parceria com a emissora mexicana,
retomar a produção e exibição de duas telenovelas simultâneas em sua
programação e ser a primeira de seu gênero a ser produzida em alta definição. Por causa da baixa audiência em
sua segunda fase, a direção da emissora havia antecipado o encerramento da
novela para março de 2013 e depois anunciado para novembro de 2012,
decidindo pelo término em 12 de outubro. Como consequência, a trama perdeu 15
minutos, preenchidos por uma edição do programa Tudo a Ver.
Lua
Blanco, Arthur Aguiar, Melanie
Fronckowiak, Chay Suede, Sophia Abrahão e Micael Borges interpretam os papéis principais,
numa trama que narra o cotidiano de seis adolescentes que estudam num colégio
em regime de semi-internato[12] e enfrentam os "dramas"
típicos do período, como a descoberta do primeiro amor, os conflitos de
autoimagem, o desenvolvimento de distúrbios alimentares, o relacionamento
conflituoso com os pais, o bullying e o alcoolismo.
Os nomes dos personagens e seus perfis foram levemente alterados por Boury, o
que causou certa controvérsia entre os fãs da versão mexicana, que fora
bastante popular no Brasil durante sua exibição.
Na trama,
os seis principais personagens formam uma banda fictícia denominada
"Rebeldes" - e os seis atores que os interpretaram formaram,
consequentemente, uma banda de mesmo nome, fazendo apresentações por todo
Brasil, cujo primeiro álbum da banda vendeu mais de 120 mil cópias, recebendo
disco de ouro e 2x disco de platina. Já o segundo álbum, gravado ao vivo em São
Paulo em formato de CD e DVD, alcançou uma vendagem total de 140 mil cópias e
foi certificado com um disco de ouro e 2x disco de platina. A banda deve lançar
um novo CD em dezembro de 2012 e mesmo com o fim da novela ainda esta previsto
o lançamento de mais um DVD para o início de 2013..
Antecedentes e contexto
Ainda em
2005, com a contratação do dramaturgo Lauro César
Muniz, a Rede Record anunciou
seus planos de passar a ter, em sua programação, dois horários distintos
destinados à exibição de telenovelas. A emissora já possuía, à época, o "RecNov", um estúdio localizado no Rio de Janeiro destinado à produção de sua
teledramaturgia, de forma similar ao que a Rede
Globo já fazia nos estúdios "Projac". A estrutura, entretanto, ainda não estava
totalmente definida, e as filmagens de Prova de
Amor a ocupavam integralmente. Uma vez que as obras de ampliação
não iriam estar concluídas em tempo hábil para o início das
filmagens de Cidadão Brasileiro,
a telenovela escrita por Muniz, outros locais foram utilizados pela emissora
como cenário. Em março do ano seguinte, Cidadão Brasileiro começou a ser exibida nesse segundo horário. A telenovela
foi exibida, em seu mês de estreia, às 20h 30min, mas sofreria nos meses
seguintes uma série de mudanças em seu horário até regularizar-se às 22h 00.
Esse horário foi seguido pela produção que a sucedeu, Vidas Opostas, enquanto o horário "das oito" seria posteriormente ocupado por Luz do Sol, que começou a ser exibida em 21
de março de 2007.
Entre
2006 e 2009, sucedendo à Cidadão Brasileiro, cinco telenovelas estrearam
no horário de 20h 30 e em novembro de 2009 a emissora anunciou que já tinha
capacidade de realizar até seis produções ao mesmo tempo, reforçando o projeto
de implementar não apenas dois, mas três horários destinados à exibição
de telenovelas, algo que vinha sendo cogitado desde 2005, quando Margareth Boury foi anunciada como a autora de
uma produção com temática juvenil até então denominada "E aí?", que
seria exibida à tarde, mas que acabou não sendo produzida. Boury escreveria, em
2006, Alta Estação, telenovela
que inauguraria um terceiro horário distinto destinado à exibição de produções
do gênero. Embora bem recebida pela crítica, a telenovela não alcançou índices
de audiência considerados satisfatórios pela emissora, não conseguindo se
consolidar como a segunda maior audiência do horário - o que levou ao seu cancelamento
em maio do ano seguinte, pouco antes do término de sua primeira temporada e com
os roteiros da segunda já sendo produzidos. O site "NaTelinha", do
portal de notícias UOL, chegaria a
mencionar que tal cancelamento representaria uma decisão
"precipatada" e "lamentável", colocando "um ponto
final na terceira faixa de novelas, projeto audacioso da Record que
dificilmente terá continuidade". Desde então, a emissora não conseguiria
exibir, simultaneamente, três telenovelas inéditas. Entre 2007 e 2010, apenas
dois horários da programação da emissora foram destinados à exibição de
telenovelas.
Parceria entre Record e Televisa
A atriz Giselle Itié, protagonista de Bela, a Feia, primeira coprodução entre
Record e Televisa.
Em maio
de 2008 o jornalista Daniel Castro, em
sua coluna no jornal Folha de S.Paulo,
noticiou que a Rede Record e a emissora mexicana
Televisa haviam começado a negociar um termo de
parceria, que envolvesse não apenas a exibição de tramas produzidas no México -
como a emissora tinha, desde 2000, com o canal brasileiro SBT - mas também a produção de regravações destas tramas com atores e roteiros
brasileiros, sem restrições para as adaptações que fossem julgadas necessárias.
Ainda naquele ano, tal parceria seria oficialmente anunciada por ambas as emissoras.
Após o anúncio, o jornal Folha de S.Paulo
afirmaria que estavam sendo cogitadas para serem regravadas as telenovelas Rebelde e La
fea más bella, com o objetivo de serem exibidos estes remakes
no horário das 19h. Rebelde, à época, chegou a ser anunciada pela
própria emissora como a primeira produção decorrente desta parceria.
Bela,
a Feia,
telenovela baseada em La fea más bella,
inicialmente representaria um retorno ao terceiro horário de telenovelas, mas
atrasos na sua produção fizeram com que fosse reposicionada na programação. Uma
segunda coprodução México-Brasil entraria no lugar de Bela, a Feia, mas,
em janeiro de 2010, o jornalista José Armando Vannucci noticiou que a Record
não apenas não conseguiria exibir três telenovelas ao mesmo tempo, como
abandonaria o segundo horário destinado ao gênero, deixando para exibir, no mínimo
por todo o primeiro semestre de 2010, apenas uma telenovela: Ribeirão do Tempo.
Em
janeiro de 2010, a emissora emitiu um "Comunicado à Imprensa"
anunciando que, com o término de Poder Paralelo,
não iria mais exibir uma telenovela no horário das 22h, com Ribeirão do Tempo substituindo Bela, a
Feia, mas que ainda no primeiro semestre exibiria uma nova produção, no
horário das 19h. Pouco depois, o jornalista Daniel
Castro informou que a Record produziria um remake da
telenovela mexicana Cuidado con el ángel,
e que este começaria a ser exibido ainda no primeiro semestre. Naquela
oportunidade, Margareth Boury foi
apontada como a responsável pelo roteiro, que chegou a ganhar provisoriamente o
título de "Vivendo o Amor". Vanucci, à época, noticiou a
informação lembrando que "oficialmente, a Record diz que a nova novela
“mexicobrasileira” está prevista para estrear ainda no primeiro semestre, que
acaba no dia 30 de junho".
Produção
Em junho
de 2010, a Rede Record anunciou que não
mais produziria um remake da telenovela
mexicana Cuidado con el ángel,
como vinha sendo até então anunciado, em favor de uma versão brasileira de Rebelde.
A telenovela é a segunda coprodução da emissora com a emissora mexicana Televisa, após Bela,
a Feia, exibida em 2010. Naquela oportunidade, fora anunciado
que as gravações teriam início em agosto daquele ano - e a estreia, ainda em
novembro de 2010. Entretanto, em setembro daquele ano fora anunciado que a
telenovela só seria exibida a partir de fevereiro de 2011, pois as gravações,
até então, não puderam ser iniciadas pela dificuldade que a emissora estava
enfrentando na seleção do elenco. Segundo o vice-presidente da Record, Walter Zagari, foram investidos 43 milhões no
projeto e a telenovela se tornará uma "marca", sendo alvo de diversos
licenciamentos. Simultaneamente à Rebelde, a emissora anunciava estar
produzindo outra telenovela, intitulada Vidas em
Jogo, prevista para estrear em abril de 2011 e já planejava
implementar, no decorrer de 2011, três horários dedicados à teledramaturgia.
Escolha do elenco
Os seis
principais personagens de Rebelde: Alice, Pedro, Carla, Tomás, Diego e
Roberta
A seleção
dos seis protagonistas durou quatro meses e teve cerca de 600 candidatos. O
cantor Chay Suede participou da quinta temporada do reality show brasileiro Ídolos - e logo
após ser eliminado do programa, em setembro de 2010, já era cogitado para
integrar o elenco da telenovela, em razão de sua popularidade junto ao público.
A saída dos atores Gabriel Braga Nunes, Tuca Andrada e Marcelo
Serrado do elenco da emissora em 2010 teria sido visto como um fato
determinamente para que a Record escolhesse Luciano
Szafir para interpretar o papel de Franco Albuquerque, pai da
personagem Alice.
Somente
no final de outubro que seriam anunciados os atores que interpretariam os
protagonistas. Depois da definição, a emissora teria imposto aos protagonistas certas regras, como não se falarem
entre si, não se envolverem em escândalos e não sairem juntos, para não terem
uma superexposição na mídia. Em novembro de 2010 tiveram início os workshops destinados à preparação dos seis
protagonistas. Até então, a atriz Helena Xavier
era cogitada para interpretar a avó do personagem de Suede.
Cenário e caracterização
Um
colégio, denominado Elite Way, será o cenário da maior parte das tramas
da telenovela. Para a caracterização dos alunos foi desenvolvido um uniforme
que, embora similar ao utilizado na versão mexicana, deste distingue-se por
pautar-se pelo uso de tons azuis ao invés de vermelhos. Uma outra forma de
diferenciar a trama brasileira foi estabelecer que os alunos estudariam num
regime de semi-internato, podendo sair da escola nos finais-de-semana para
retornar às suas casas - na versão mexicana, os alunos estudavam num regime de
completo internato. Em decorrência disso, uma cidade cenográfica foi construída
para retratar a casa dos pais dos personagens na Ilha
de Guaratiba, no Rio de Janeiro. As cenas de discussões entre os
personagens se caraterizam pela presença contínua de onomatopeias, como acontece nas histórias em quadrinhos.
Exibição e continuidade
Como
parte da parceira entre a Televisa e a
Rede Record, Rebelde está sendo exibida no México.
Os episódios, dublados em espanhol, são
exibidos no país desde julho de 2011
pela emissora, e nos Estados Unidos, a
trama é exibida pela Univisión. De acordo com
Paulo Calil, diretor da Record Entretenimento, será a primeira vez que um texto
escrito pela Televisa fora do México
será exibido na emissora mexicana. Calil disse que a exibição é "o
reconhecimento da qualidade da Rebelde brasileira". Apesar do
contrato entre as duas emissoras, não estava prevista a transmissão da
telenovela para o público mexicano.
A estreia
da produção no Brasil foi motivo de considerável indefinição. Inicialmente fora
anunciado apenas o mês em que Rebelde seria exibida - março - mas sem
uma data concreta. Posteriormente, quando finalmente fora confirmado que a
estreia se daria em 21 de março - mesmo dia, mês e horário em que seria exibido
o primeiro capítulo de Morde & Assopra,
próxima "novela das sete" a
ser exibida pela Rede Globo - a
"estratégia" da Record passou a ser questionada. O jornalista Flávio
Ricco chegaria a chamar de "ilógica" a decisão de colocar o novo
horário de telenovelas para enfrentar o já estabelecido horário "das
sete" da Rede Globo. A telenovela estreou sendo exibida às 19h.
A partir
de 11 de julho de 2011, a emissora anunciou que começaria a exibir Rebelde
às 20h30 - uma mudança vista com receio pela equipe envolvida na produção da
telenovela, mas que se mostraria acertada: Já no primeiro dia do novo horário,
a produção apresentou um aumento na audiência média: 11 pontos ao invés dos 10
até ali obtidos. Após boatos de que a telenovela teria uma nova temporada, a
Record confirmou que extenderia o folhetim.
Sinopse
Quando
Pedro (Micael Borges) tinha treze anos,
seu pai se suicidou, e desde então ele vive com a mãe Beth e o irmão Raul.
Quando sua mãe lhe consegue uma bolsa de estudos no renomado colégio do Rio de
Janeiro Elite Way, ele reluta em ir, mas quando descobre que uma das alunas da
instituição, Alice (Sophia Abrahão), é
filha de Franco Albuquerque (Luciano Szafir),
a quem ele culpa pela morte de seu pai, Pedro aceita ir para o colégio, como
forma de buscar vingança. Pedro e Alice acabam se apaixonando, e o romance
passará por vários obstáculos, incluindo a inveja de Pilar (Rayana Carvalho). Filha do diretor da escola,
Jonas (Floriano Peixoto), ela é a grande
vilã da trama. Os alunos vivem em um regime de semi-internato, ou seja, dormem
na instituição de segunda à sexta-feira e podem retornar às suas casas nos
finais-de-semana, para reencontrarem seus familiares. No Rio, Pedro e seus
familiares vão viver no bairro "Vila Lene", com outros personagens,
como Tereza (Cristina Mullins), dona da
cantina do Elite Way; Genaro (Edwin Luisi),
um viúvo que tem um animado restaurante; a família de Dadá (Zezé Motta) e a república do professor de
literatura Vicente (Eduardo Pires), onde
vivem alguns alunos.
Elenco
Os
personagens são largamente inspirados na versão mexicana, ao invés do original
argentino. Sophia Abrahão interpreta
Alice Albuquerque, uma adolescente de 17 anos identificada por seus colegas
como uma "patricinha". Seu pai
é Franco (Luciano Szafir), um homem
riquíssimo e viúvo e de alguma forma relacionado com a morte do pai do
personagem Pedro, num período anterior ao do início da telenovela.
Pedro é
interpretado por Micael Borges. Sua mãe,
Beth (Cláudia Lira), lhe consegue uma bolsa de estudos na escola "Elite Way",
para a qual ele não deseja se transferir - até descobrir que Franco seria o pai
de uma das alunas dali. Ao chegar na instituição, ele se torna amigo dos
personagens Diego, Tomás, Carla e Roberta - interpretados, respectivamente, por
Arthur Aguiar, Chay Suede, Melanie Fronckowiak e Lua
Blanco. A personagem de Fronckowiak, apesar de ser inspirada em sua
personagem respectiva da telenovela mexicana,
foi baseada na mãe da Margareth Boury,
criadora de Rebelde, que assim como Carla, sofre de bulimia nervosa. Adriana
Garambone interpreta Eva, a mãe da personagem Roberta. Nanda Ziegler interpreta Helena, vilã da história
e apaixonada pelo empresário Franco Luciano Szafir.
Rayana
Carvalho
interpreta Pilar Araripe, uma das vilãs da história. Uma jovem manipuladora e
invejosa, ela passa a nutrir uma grande rivalidade por Alice, após também se
apaixonar por Pedro.
Música
Inicialmente,
todas as quatorze canções que integram trilha
sonora da telenovela foram gravadas e/ou escolhidas especificamente
para a telenovela, não estando prevista a regravação de nenhuma das composições
originalmente utilizadas pela telenovela mexicana
ou pelo grupo RBD.
A banda NX Zero teve significativa participação na
produção da trilha: a música de abertura, gravada pelos seis protagonistas em
14 de março de 2011, foi composta por Diego Ferrero,
vocalista da banda e o guitarrista Gee Rocha
compôs algumas das canções que foram incluídas no primeiro álbum da banda
"Rebeldes", composta pelos seis protagonistas da trama. A banda
originada da telenovela, nomeada de "Rebeldes", lançou seu primeiro
álbum em 23 de setembro de 2011, originando o single
"Do Jeito Que Eu Sou", lançado
em uma versão original e outra acústica, além de conseguirem a certificação de disco de ouro pelo álbum Rebeldes, certificado pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos
(ABPD), que a banda recebeu no palco do Programa
do Gugu, apresentado por Gugu
Liberato. Em fevereiro de 2012 no palco do programa Legendários a
banda Rebeldes recebeu o disco de platina por mais de 80 mil cópias vendidas No
dia 9 de junho de 2012 os integrantes da banda Rebeldes receberam o Disco de
Ouro, equivalente a venda de 40 mil cópias de CDs, e DVD de Platina, pela venda
de 50 mil cópias, do álbum Rebeldes - Ao vivo.
Rebeldes
Paralelamente
à ficção, se criou uma banda, esta chamada de Rebeldes com os seis
protagonistas da novela: Lua Blanco
(Roberta), Sophia Abrahão (Alice), Mel Fronckowiak (Carla), Arthur Aguiar (Diego), Chay Suede (Tomás) e Micael
Borges (Pedro). Eles interpretam os principais temas da novela em
suas músicas.
A banda
teve grande sucesso, fazendo shows em várias cidades brasileiras como São Paulo, Brasília,
Salvador (esse o maior público até
então), Belo Horizonte e Vitória. Os Rebeldes também foram indicados a
vários prêmios como Capricho Awards,Meus Prêmios Nick e Prêmio
Jovem Brasileiro. O público recorde em um show dos Rebeldes foi de
80 mil pessoas em Brasília.
Lançamento e repercussão
Audiência
A
telenovela era vista como uma "aposta" de sua emissora, sendo alvo de
ampla divulgação nos dias que antecederam sua estreia. Seu primeiro capítulo,
apresentou índices de audiência extremamente satisfatórios, considerando a
medição da cidade de São Paulo. Pesquisa
realizada no portal iG apontaria que apenas um terço dos votantes pretendia
assistir a estreia - os demais pretendiam assistir Morde & Assopra, produção que seria
exibida na mesma faixa de horário. O jornalista Fernando Oliveira comentaria
que a enquete mostraria-se "certa" após os índices de ambas as
produções serem contabilizados: Rebelde obteria menos que a metade da
audiência conquistada por Morde & Assopra naquele dia e menos que Bela, a Feia, coprodução Record-Televisa
anterior, havia conseguido em sua estreia.
No
decorrer dos meses, a telenovela manteve uma audiência fixa, sempre obtendo
entre 09 e 10 pontos na medição do Ibope em São Paulo. Em outras capitais nas
quais o Ibope realiza a medição da audiência, a telenovela estaria obtendo
índices ainda mais favoráveis: durante o mês de maio de 2011, Rebelde
manteve uma média de 23 pontos em Belém, 15 em Brasília e 14 no Rio de Janeiro.
Em sua segunda temporada, a novela que vinha mantendo bons índices de até 10 -
14 até metade da sua 2ª temporada, passou a oscilar entre 4 e 6 pontos de média
ficando sempre em terceiro lugar, consequência do sucesso de Carrossel no SBT.
Com a entrada do horário político,
em 21 de agosto, a novela passou a bater de frente com Avenida Brasil, da Rede Globo o que manteve a audiência em 5 pontos,
mantendo o que vinha registrando. Chegando a registrar apenas 3 pontos de média
e ficando em terceiro lugar. Em seu último capítulo, transmitido em 12 de
outubro de 2012, continuou com a terceira colocação, marcando apenas 3 pontos
perdendo para Carrossel que no mesmo horário ficou com 10,1 pontos e Jornal Nacional que obteve 31,3 pontos.
Prêmios e Indicações
| Ano | Prêmio | Categoria | Indicação | Resultado |
|---|---|---|---|---|
| 2011 | Prêmio Jovem Brasileiro | Melhor série jovem | Rebelde | Venceu[105] |
| Meus Prêmios Nick | Atriz favorita | Sophia Abrahão | Venceu[106][107] | |
| Programa de TV favorito | Rebelde | Venceu[106][107] | ||
| Gata do ano | Mel Fronckowiak | Venceu[106][107] | ||
| Troféu Raça Negra | Melhor ator | Micael Borges | Venceu[108] | |
| Antônio Pompêo | Indicado[109] | |||
| Rocco Pitanga | Indicado[109] | |||
| Michel Gomes | Indicado[109] | |||
| Melhor atriz | Juliana Xavier | Indicado[109] | ||
| Zezé Motta | Indicado[109] | |||
| Capricho Awards | Melhor beijo da ficção | Roberta e Diego | Venceu[110] | |
| Melhor ator nacional | Arthur Aguiar | Venceu[110] | ||
| Chay Suede | Indicado[110] | |||
| Melhor atriz nacional | Sophia Abrahão | Indicado[110] | ||
| Lua Blanco | Venceu[110] | |||
| Melhor programa de TV | Rebelde | Venceu[110] | ||
| Banda Nacional | Rebeldes | Venceu[110] | ||
| Prêmio Extra de TV | Ator revelação | Chay Suede | Venceu[114] | |
| Atriz revelação | Lua Blanco | Indicado[115] | ||
| Melhor novela | Rebelde | Indicado[116] | ||
| Melhor tema musical | Rebelde Para Sempre | Indicado[117] | ||
| Melhor figurino | Rebelde | Indicado[118] | ||
| UOL PopTevê | Melhor telenovela | Rebelde | Venceu | |
| Ator revelação | Arthur Aguiar | Venceu | ||
| Atriz revelação | Lua Blanco | Venceu | ||
| Ator revelação | Chay Suede | Indicado | ||
| Atriz revelação | Mel Fronckowiak | Indicado | ||
| 2012 | Prêmio Arte Qualidade Brasil | Melhor telenovela | Rebelde | Indicado |
| Melhor ator revelação telenovela | Chay Suede | Venceu | ||
| Melhor atriz revelação telenovela | Lua Blanco | Indicado | ||
| Melhor direção telenovela | Ivan Zettel | Indicado | ||
| Troféu Imprensa | Melhor novela | Rebelde | Indicado | |
| Melhor ator | Chay Suede | Indicado | ||
| Revelação do ano | Mel Fronckowiak | Indicado | ||
| Melhor conjunto musical | Rebeldes | Indicado | ||
| Troféu Internet | Melhor novela | Rebelde | Venceu | |
| Revelação do ano | Mel Fronckowiak | Venceu | ||
| Melhor atriz | Mel Fronckowiak | Venceu | ||
| Melhor ator | Chay Suede | Venceu | ||
| Melhor conjunto musical | Rebeldes | Venceu | ||
| Prêmio Contigo | Melhor novela | Rebelde | Indicado | |
| Melhor atriz de novela | Sophia Abrahão | Indicado | ||
| Melhor ator de novela | Micael Borges | Indicado | ||
| Ator coadjuvante | Floriano Peixoto | Indicado | ||
| Atriz coadjuvante | Adriana Garambone | Indicado | ||
| Revelação da TV | Chay Suede | Indicado | ||
| Lua Blanco | Indicado | |||
| Melhor autor de novela | Margareth Boury | Indicado | ||
| Melhor diretor de novela | Ivan Zettel | Indicado | ||
| Prêmio Jovem Brasileiro | Melhor série da TV | Rebelde | Venceu | |
| Melhor Banda | Rebeldes | Venceu | ||
| Melhor Cantor Jovem | Chay Suede | Venceu | ||
| Melhor Cantora Jovem | Mel Fronckowiak | Venceu | ||
| Meus Prêmios Nick | Programa de TV Favorito | Rebelde | Indicado | |
| Atriz Favorita | Lua Blanco | Indicado | ||
| Personagem de TV Favorito | Alice Albuquerque | Indicado | ||
| Revelação Musical | Rebeldes | Indicado | ||
| Gato do Ano | Chay Suede | Indicado | ||
| Micael Borges | Indicado | |||
| Gata do Ano | Mel Fronckowiak | Indicado | ||
| Prêmio Extra de Televisão | Ídolo Teen | Lua Blanco | Indicado | |
| Arthur Aguiar | Indicado |


Nenhum comentário:
Postar um comentário